top of page

Retrofit de edificações, você já ouviu falar?

No mundo da arquitetura, engenharia e construção o termo “retrofit” vem sendo cada vez mais utilizado. Palavra inglesa que significa “reformar” e trata-se de um processo de revitalização e valorização de edificações, alterando desde a concepção arquitetônica como também a modernização de sistemas e incorporação de novas tecnologias e conceitos. Neste artigo vamos abordar o Retrofit de fachadas, sendo esta uma forma de revitalizar e valorizar fachadas de edificações antigas, podendo ser desde a substituição de material de revestimento, mudanças de cores, dentre outros. O Arquiteto da GM Arquitetura & Engenharia Lucas Lied possui mais de 10 anos de experiência em elaboração de projetos o qual dedicou boa parte deste período para projetos de revitalização de edificações. De acordo com o Arquiteto, o Retrofit contribui com a valorização dos imóveis, evitando que o mesmo se torne obsoleto e destaca ainda que a fachada geralmente é o principal comunicador entre a edificação e as pessoas, transmitindo a primeira impressão sobre o prédio e, desta forma, deve ser o principal foco da revitalização. Veja abaixo um projeto desenvolvido pelo Arquiteto que trata da revitalização de uma edificação residencial, em Foz do Iguaçu, onde os clientes buscavam uma modernização da fachada com baixo custo de investimento e que contribuísse com uma harmonização entre as instalações existentes. Desta forma, optou-se por uma arquitetura moderna com aplicação de revestimento texturizado, estrutura metálica, pergolado metálico, brises metálicos, aplicação de iluminação, pinturas e manutenções básicas na edificação.


FACHADA FRONTAL ORIGINAL:

PROJETO RETROFIT DA FACHADA:



FACHADA POSTERIOR ORIGINAL:

PROJETO RETROFIT FACHADA POSTERIOR

Gostou? Tem interesse em conhecer um pouco mais sobre revitalização e retrofit de edificações? Entre em contato conosco e agende uma consultoria sobre o assunto.


Assine nosso blog e fique por dentro das novidades!!!

 

Gustavo Martini:

Técnico em edificações formado pelo Instituto Federal do Paraná, graduando em Engenharia Civil. Possui experiência em elaboração de projetos, orçamentos e planejamento de obras. Possui conhecimento em Tecnologia BIM utilizando os Softwares Revit, Naviswork, Infraworks. Atua como Projetista Sênior na Fundação Parque Tecnológico ITAIPU- Brasil (FPTI) na área de infraestrutura e obras, bem como Projetista e consultor BIM na empresa GM Arquitetura & Engenharia.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page