top of page

DIÁRIO DE OBRAS VOLTA A SER OBRIGATÓRIO!!!

De acordo com a Resolução 1089/17 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia a adoção do Livro de Ordem (Diário de Obras) torna-se obrigatório nas obras e serviços de engenharia. Esta resolução já está vigente desde o dia 1º de Julho de 2017



O Diário de obras trata-se de um registro de todas as informações sobre os serviços e trabalhos realizados durante o dia em uma obra. Trata-se de uma fundamental ferramenta de gestão de obras, bem como para será utilizada pelos Conselhos de engenharia para verificação e acompanhamento profissional de obras realizadas no país.


O livro de ordem servirá para garantir o cumprimento de funções técnicas, avaliar as causas e falhas técnicas, gastos, acidentes de trabalho, podendo-se utilizar estar informações como dados estatísticos.



COMO FAZER UM DIÁRIO DE OBRAS?

No documento devem ser relatados e registrados informações técnicas e administrativas. Dados do empreendimento, proprietário, responsável técnico, dados da ART (Anotação de responsabilidade técnica), devem estar descritos a data de inicio da obra, bem como a data de inicio de trabalhos específicos. Quando da ocorrência de acidentes os mesmos devem ser descritos no presente documento, períodos de interrupções das atividades, sempre descrevendo os motivos. Deve-se ainda destacar no livro os nomes de empreiteiros e subempreiteiros. É fundamental que junto ao livro de ordem seja ainda incluído o relatório fotográfico da obra e dos serviços registrados no dia em que está sendo relatado.

Para mais informações acesso as resoluções do CONFEA na integra:

Para download de um modelo de diário de obras acesse o site da SIENGE através do link abaixo:


Gustavo Martini:


Técnico em edificações formado pelo Instituto Federal do Paraná, graduando em Engenharia Civil. Possui experiência em elaboração de projetos, orçamentos e planejamento de obras. Possui conhecimento em Tecnologia BIM utilizando os Softwares Revit, Naviswork, Infraworks. Atua como Projetista Sênior na Fundação Parque Tecnológico ITAIPU- Brasil (FPTI) na área de infraestrutura e obras, bem como Projetista e consultor BIM na empresa GM Arquitetura & Engenharia.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page