top of page

BIM E AS POLITICAS PÚBLICAS DO BRASIL

BIM – do acrônimo em inglês Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) é uma tecnologia que vem crescendo ao longo dos anos no setor da construção civil e traz muitos benefícios para concepções de edificações.


Trata-se de um modelo de gestão de informações relacionadas à geometrias dos elementos, informações geográficas, quantidades e propriedades construtivas dos componentes.


A ideia principal do BIM é à construção virtual da edificação ou sistema, modelados através de softwares que permitem integrar toda a informação útil de um projeto, analisando e gerenciando efetivamente todo o ciclo de vida do mesmo desde a fase de concepção até a fase de manutenção de uma maneira colaborativa entre os diferentes integrantes de um projeto.


CICLO DE VIDA BIM


A utilização desta metodologia promove um maior nível de detalhamento de projetos, permitindo à maior confiabilidade dos projetos e processos de planejamento e controle de obras, gerando grandes economias na fase de execução da obra.


COMITÊ ESTRATÉGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM- CE-BIM


Recentemente foi criado o COMITÊ ESTRATÉGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM- CE-BIM através de um decreto presidencial (Decreto Decreto de 5 de junho de 2017.)


O CE-BIM tem caráter temporário, com atribuições específicas à proposição, no âmbito do governo federal, da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, possui grupos de apoio técnico com profissionais especialistas na área e servidores indicados por cada òrgão que compõe o Comitê, e também conta com Grupos ad hoc (Grupos Temáticos) com o intuito de discutir temas relacionados a eixos estratégicos tais como Capacitação de Recursos Humanos, Compras Governamentais, Regulamentação e Normalização, Plataforma BIM e Infraestrutura Tecnológica.


A criação deste comitê é de extrema importância para à ampliação de discussões relacionadas às políticas nacionais que estão relacionadas ao BIM e principalmente à implantação de Metodologias BIM nos processos de compras governamentais e contratações públicas. Veja abaixo algumas vantagens da utilização do BIM em obras públicas:


BIM E OBRAS PÚBLICAS

  • A utilização da tecnologia BIM elimina a ineficiência dos processos tradicionais de compatibilização que está relacionada a ideia de que “na obra se resolve”. De fato se resolve, da melhor ou pior forma, mas apenas com improvisação, desperdício de material, tempo e dinheiro;

  • Maior precisão no levantamento de quantitativos;

  • Possibilidade de análise orçamentária mais precisa, contribuindo para custos mais eficientes;

  • Facilidade para planejamento e gestão de custos;

  • Facilidade para apresentação de projetos, facilitando assim a captação de recursos;

  • Maior facilidade de manutenção após a entrega da edificação;

  • Possibilidade de verificação mais efetiva de padrões de qualidade e de sustentabilidade;

  • Facilidades no acompanhamento e verificação de metas físico-financeiras

  • Maior transparência nas obras, pois à utilização de metodologias BIM permite à facilitação das Auditorias.


Para que à inclusão da metodologia BIM em obras públicas seja uma realidade, será necessário à alteração nas Leis de licitações, precisamos de uma imediata alteração e revisão na Lei 8666/93, buscando incluir a exigência de apresentação de projetos de obras públicas em BIM, bem como dos demais Decretos estaduais e Regulamentos Internos de Licitações e Compras (RILC) de estatais, autarquias e demais empresas.


O CE-BIM trás um grande avanço nesse quesito, porém precisamos de políticas públicas regionais e estaduais para que as alterações propostas em âmbito nacional sejam debatidas e difundidas com uma velocidade maior.


Veja mais informações sobre o CE-BIM no link:


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page